transversalidade
O que é transversalidade?
É pertinente abordar os temas transversais na aula de Língua Portuguesa?
Qual é a melhor forma de trabalhá-los
Os “temas transversais” dizem respeito a conteúdos de carácter social, que devem ser incluídos nos currículos de ensino, de forma “transversal”, ou seja: não como uma área de conhecimento específica, mas como conteúdo a ser ministrado no interior das várias áreas estabelecidas.
Mesmo que um determinado tema possa ser mais pertinente a uma área do que a outra, o factor decisivo do seu grau de inserção em dada área de conhecimento, poderá depender, pelo menos inicialmente, da afinidade e preparação que o professor tenha em relação ao mesmo.
Os conteúdos propostos são ministrados de forma ligada aos conteúdos específicos de cada área de saber. No caso de Língua Portuguesa, por exemplo, os temas transversais estão associados aos conteúdos ligados ao funcionamento da língua assim como à tipologia textual.
É pertinente trabalhar os temas transversais na aula de Língua Portuguesa, uma vez que eles permitem ao professores desenvolverem o espírito de cooperação, aprenderem a trabalhar juntos aquando das suas planificações, em especial durante a selecção e/ou planificação de propostas transversais. Sublinhar que os temas transversais devem ser ministrados concomitantemente com os outros conteúdos privilegiado pelos programas de ensino, isto quer dizer que eles não podem ser isolados.
Para uma boa mediação dos temas transversais, é necessário que o professor coloque em prática o que está determinado nos programas, mas também considerar outros temas de interesse quotidiano do aluno em particular e da sociedade em geral. Para isto o professor deve ser o planificador central do currículo e do ensino, deve ser a figura central do processo ensino-aprendizagem, deve ser avaliador do progresso do aluno e observador dos eventos da sala de aula, deve ser educador do desenvolvimento pessoal de cada aluno, deve ser agente