TRANSTORNOS - TDA
4611 palavras
19 páginas
ÍndiceRESUMO
Objetivo: Apresentar as características básicas dos diversos transtornos específicos de personalidade, mas centrando-se causas e classificação dos transtornos de personalidade. Método: Uma revisão bibliográfica foi feita no sentido de se abordar convergências e divergências entre diversos autores sobre um assunto tão polêmico, sobretudo quanto ao transtorno de personalidade e doença mental franca. Resultados: Enquanto o transtorno de personalidade anti-social é um diagnóstico médico, pode-se entender o termo "psicopatia", pertencente à esfera psiquiátrico-forense, como um "diagnóstico legal". Conclusão: Os transtornos de personalidade, especialmente o tipo anti-social, representam ainda hoje um verdadeiro desafio para a psiquiatria forense. O local mais adequado e justo para seus portadores, bem como recomendação homogênea e padronizada de tratamento são questões ainda não respondidas.
‘‘Quando os traços são definitivos, inflexíveis e inadaptadas podem constituir um Transtorno de Personalidade’’
Palavras-chaves: Transtornos de personalidade, transtorno mental, transtornos psíquicos, personalidades anancástica.
I-INTRODUÇÃO
Personalidade: É o que forma o adulto em sintonia com a norma cultural, social e ética no meio em que vive. É definida pela totalidade dos traços emocionais e de comportamento de um indivíduo ou caráter. Pode-se dizer que é o "jeito" de ser da pessoa, o modo de sentir as emoções ou o "jeito" de agir.
Transtornos de Personalidade: É o desenvolvimento da personalidade que se fixa a um padrão anormal. Os Transtornos de Personalidade, também referidos como Perturbações da Personalidade, formam uma classe de transtorno mental que se caracteriza por padrões de interação interpessoais tão desviantes da norma, que o desempenho do indivíduo tanto na área profissional como em sua vida privada pode ficar comprometido.
As pessoas com transtorno de personalidade não têm o que se considera um padrão normal de