Transtornos psiquiatricos
Fatores psicossociais se referem ao desenvolvimento psicológico de um individuo em relação ao seu ambiente social. Os fatores psicossociais são numerosos, uma vez que a psique de uma pessoa é afetada por incontáveis eventos nos ambientes internos e externos. Fatores psicossociais afetam profundamente a habilidade do paciente em recuperar-se.
Caso o paciente não tenha uma enfermidade psicossocial pré-existente, é provável que desenvolva uma após da doença física (encontrados em sua maioria nas unidades de reabilitação cardiovascular, respiratória, neurológica).
Fases mais comuns num transtorno psiquiátrico
Adaptação psicossocial A combinação de estresse psicológico intenso, um tratamento prolongado e interferência nas atividades diárias pode ter grande impacto sobre a reabilitação de pacientes com incapacidade e enfermidades crônicas. A incapacidade de adaptação psicossocial após um trauma desencadeia algumas fases importantes a serem observadas, por exemplo:
Luto, sofrimento e tristeza Luto é um estado psicológico de angustia resultante de uma perda significativa. O período de sofrimento consiste em estágios (pânico, culpa, memória seletiva...) que pode durar de seis meses a dois anos ou mais dependendo do paciente partindo do ponto que devemos observa cada paciente dentro de sua individualidade.
Choque
O choque geralmente ocorre como uma reação inicial a um trauma psicológico ou uma lesão física grave e repentina. Ele é dividido principalmente em dois eventos, traumático e catastrófico.
Ansiedade
Uma vez compreendida a magnitude do evento traumático, normalmente ocorre uma ansiedade na forma de reação deflagrada por pânico, marcada por atividade compulsiva, confusão, frequência cardíaca elevada, dificuldade de respiração e inundação cognitiva. A ativação do sistema simpático por meio de uma alarme repetido ou estresse crônico podem alterar a transmissão sináptica e depressão e mau funcionamento dos sistemas corporais normais