transtornos mentais
A probabilidade de você conhecer alguém que tenha problemas mentais é bem alta. Eles podem se apresentar como ansiedade, distúrbios alimentares, depressão, demência, esquizofrenia, mau uso de drogas e álcool. Todos esses transtornos podem afetar o indivíduo em qualquer época da sua vida. Apesar de serem comuns, o sofrimento e a sensação de incapacidade causada por essas doenças são bem mais fortes do que outros problemas de saúde.
Transtornos mentais atingem 23 milhões de pessoas no Brasil
Pelo menos 12% da população necessitam de algum atendimento em saúde mental e 3% sofrem de transtornos graves
O País conta com 1.513 Caps, mas a distribuição ainda é desigual. O Amazonas, por exemplo, com 3 milhões de habitantes, tem apenas quatro centros, o Amapá possui 02. Dos 27 estados, só a Paraíba e Sergipe têm Caps suficientes para atender ao parâmetro de uma unidade para cada 100 mil habitantes.
Causa do Transtorno Mental
Num contexto geral, o transtorno mental costuma ser resultado da soma de diversos fatores como: a genética do indivíduo; modificações no funcionamento do cérebro; questões associadas à própria personalidade; aspectos e condições de educação sofridas; grande conjunto de estresse que afetam o indivíduo; agressões de ordem física e psicológica; sofrimentos físicos e psíquicos; perdas; frustrações e decepções que perturbaram o equilíbrio emocional, etc.
Não existe um motivo específico para o surgimento de uma doença mental; porém, sabe-se que é formada pela união de fatores sócio-culturais, biológicos e psicológicos. Classificação Diagnóstica
Os Transtornos mentais e do Comportamento são reconhecidos e classificados pela Organização Mundial de