Transtornos mentais orgânicos
Demência - Segundo a Organização Mundial de Saúde - ONU, a Demência define-se por:
Uma alteração progressiva da memória e da ideia, suficientemente grave para limitar as atividades da vida diária, que dura por um período mínimo de seis meses e está associada à perturbação de pelo menos uma das funções seguintes: linguagem, cálculo, julgamento ou modificação da personalidade.
Tipos de Demência
Demência vascular, em que pode haver perda de memoria e alterações de características de personalidade;
Demência na doença de Pick, caracterizada por alterações de caráter e deterioração social, lentamente progressiva.
Alucinose e transtorno delirante orgânico. - Alucinações são percepções que o cérebro desenvolve sem os estímulos ambientais correspondentes. Ex: Alucinações auditivas, Alucinações visuais ou hipnagógicas, Alucinações táteis, etc.
Delírios são perturbações no pensamento, podem ou não ser provocados por alucinações. Ex: transtorno afetivo/humor ou de desconfiança.
Esquizofrenias e transtornos delirantes.
Esquizofrenia - uma doença da personalidade total que afeta a zona central do eu e altera toda estrutura vivencial
Transtornos delirantes - Antigamente chamado de Paranóia ou Transtorno Paranóide, atualmente foi renomeado como Transtorno Delirante. Isso se deu pelo fato de que, ao se utilizar o termo "paranóia", entendia-se que os indivíduos com esse transtorno teriam delírios somente de cunho persecutório*, o que não se confirma. Seus delírios podem ser de vários tipos: erotomaniacos, grandiosos, ciumentos, persecutórios, somáticos e mistos.
*perseguição.
EXAME DO ESTADO MENTAL – EEM
O exame do estado metal (EEM) é um processo através do qual, psiquiatras e psicólogos examinam sistematicamente o estado mental de um paciente.
Cada função mental é examinada separadamente de uma forma paralela a um exame físico.
As principais categorias avaliadas são:
Humor e afeto
Pensamento
Conteúdo
Cognição
Processo / Forma
Aparência
Discurso