transtornos do humor
Os transtornos do humor tem alta prevalencia, alta morbidade e alta taxa de mortalidade. Disfarçados como queixas de insonia, fadiga ou dor inexplicada, muitas vezes levam as pessoas a buscar atendimento medico no setor de cuidados primários e a ser tratadas lá mesmo ou encaminhadas a especialistas (e potencialmente aos especialistas errados, se o diagnóstico de depressão não for feito).
Alem disso, o transtorno bipolar (doença maniaco-depressiva),a forma grave de transtorno do humor caracterizada por oscilações extremas de humor. Está em sexto lugar dentre as doenças mais incapacitantes do mundo.(pág. 161)
EPISÓDIO DEPRESSIVO MAIOR
Os criterios do DSM_IV_TR para um episodio de depressao maior especificam que o paciente deve ter pelo menos 5 a 9 sintomas de depressão (e um deles deve ser humor deprimido ou perda de interesse ou prazer). Esses sintomas característicos definem a depressão maior e devem estar presentes por pelo menos duas semanas para que possam ser descartadas flutuações transitóris do humor. (pág. 162)
Achados clinicos
A anormalidade básica na depressão é uma alteração do humor: uma pessoa que está deprimida se sente triste, sem esperança, para baixo ou desesperada. (pág. 162).
A sindrome depressiva com frequencia é acompanhada de um grupo de sintomas vegetativos, como diminuição do apetite ou insonia.
A insonia pode ser inicial, intermediaria ou terminal. Insonia inicial significa que o paciente tem dificuldade de adormecer, muitas vezes se virando na cama por varias horas antes de conseguir dormir. Insonia intermediaria refer-se ao despertar no meio da noite, permanecendo desperto por 1 ou 2 horas e então voltando a adormecer. Insonia terminal refere-se a despertar muito cedo pela manha e ser incapaz de voltar a dormir. Portadores de insonia com frequencia se preocupam e ruminam enquanto permanecem acordados, e ndividuos com insonia terminal podem ter sindromes depressivas mais sérias. (pág. 164)