transtornos de personalidade
31/07
- Individuo acometido por transtorno de personalidade enfrentam comprometimento no desempenho laborativo e na habilidade de amar.
- Tendem a ser solteiros ou separados (ou apresentam problemas conjugais e abusam de seus filhos), desempregados, com menor nivel educacional, problemas com a polícia, suicídio, homicídio.
- Aproximadamente, metade de todos os pacientes com um transtorno de personalidade possuem comorbidade com transtornos do eixo I, especialmente com transtornos relacionados ao uso de substâncias, transtornos de humor, suicídio, transtornos de ansiedade, transtornos de controle dos impulsos e transtornos alimentares.
- Aproximadamente, possuem um transtorno de personalidade: 85% dos criminosos (população carcerária) 70% dos alcoolistas 90% dos indivíduos que abusam de outras drogas
- Indivíduos com transtornos de personalidade podem ser irritantes e exigentes ou sedutores e dependentes; procuram testar o conhecimento teórico e as habilidades práticas do psicoterapeuta assim como a maturidade de caráter desses profissionais.
- Alguns pacientes com TP desejam relacionamentos de forma intensa, outros temorosamente evitam relacionamentos, porque antecipam rejeição.
- Outros buscam admiração infinita e são absorvidos por fantasias grandiosas de poder ilimitado e inteligência e amor ideal.
- De modo geral, esses pacientes não conseguem perceber as consequências destrutivas de seu comportamento imaturo (mal-adaptativo) e tendem a culpar os outros por suas dificuldades; muitas vezes negam que tenham algum transtorno.
- Dificuldade de aderir e responder ao tratamento é comum entre esses pacientes.
- HISTÓRIA: tipos de personalidade tem sido descritos há muitos séculos: descrição de Hipócrates dos 4 temperamentos – 1. melancólico – pessimista; 2. sanguineo – abertamente otimista; 3. colérico – irritável; 4. fleumático – apático. Esses temperamentos eram determinados pela proporção relativa dos 4 humores