Transtornos alimentares
Hoje em dia muitas pessoas estão apenas se preocupando com a beleza externa e a estética com o corpo e se esquecendo mesmo da saúde. Vale tudo para deixar o corpo lindo, pois quem é que não quer? Pois quando se tem um corpo com massa muscular a pessoa é notada em qualquer lugar que passa, aumentando a autoconfiança e auto estima, enfim muitos desejam isso. Na atualidade um corpinho bonito e sarado esta na concepção de muita gente, tanto homem quanto nas mulheres, afinal a imagem externa há muito tempo é tudo. Existem sim pessoas que se sacrificam para ter um corpo bonito, com horas de academia, dietas e regimes nutricionais, mas nunca se esquecendo da saúde.
O que são esteróides anabolizantes?
Os esteróides anabolizantes ou simplesmente anabolizantes são substâncias sintéticas similares aos hormônios sexuais masculinos e que promovem, portanto, um aumento da massa muscular (efeito anabolizante) e o desenvolvimento de caracteres sexuais masculinizantes (efeito androgênico).
A massa corporal aumenta porque eles aumentam a capacidade do corpo de absorver e sintetizar proteína, além de reter liquido provocando o inchaço dos músculos.
Entre os mais usados, incluem a testosterona, principal hormônio sexual masculino e derivados da testosterona quimicamente alterados, chamados de anabolizantes sintéticos.
Geralmente, os anabolizantes ou “bombas”, como também são chamados, são administrados via oral em cápsulas ou injetados no músculo. Muitas vezes, as drogas são usadas em associação de até três tipos diferentes e em doses até 100 vezes maiores que as preconizadas por tratamento médico.
O número de pessoas que adere ao uso de esteróides anabolizantes para moldar o corpo e ganhar força, resistência e velocidade, vem crescendo no Brasil e em todo o mundo. O medicamento, apesar de proibido, é oferecido, principalmente, em academias de ginástica, sem qualquer controle.
Os danos causados por seu uso, entretanto, podem ser graves e irreversíveis.