Transtorno Obsessivo Compulstonsivo

267 palavras 2 páginas
Transtorno Obsessivo Compulsivo

O transtorno obsessivo compulsivo mas conhecido pela sigla Toc é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade, que caracteriza-se pela presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões que podem vir a atrapalhar as relações familiares e sociais do portador.
Obsessões são pensamentos involuntários, com imagens ou impulsos que podem causar sensações de preocupação e medo insuportáveis, e para lidar com esse sentimento a pessoa que tem TOC sente a necessidade de realizar atos mentais ou físicos chamados de compulsões.
Compulsões são atos ou rituais repetitivos e irracionais que seguem padrões extremamente rígidos que traz uma sensação de alivio ao realiza-las, mas e temporário, esse comportamento tende a agravar-se a medida que a doença evolui.
Em geral, os rituais se desenvolvem nas áreas da limpeza, checagem ou conferência, contagem, organização, simetria, colecionismo, e podem variar ao longo da evolução da doença.
Existem dois tipos de TOC
O Transtorno obsessivo-compulsivo subclinico caracteriza quando as obsessões e rituais se repetem com frequência mas não atrapalham a vida da pessoa.
E o transtorno obsessivo-compulsivo propriamente dito, quando as obsessões persistem ate o exercício da compulsão que alivia a ansiedade.
Os médicos ainda não são capazes de entender completamente o que causa esse transtorno, mas as principais teorias que cercam a doença tratam de três fatores: a biologia, a genética e o meio ambiente. Existem alguns fatores que são capazes de aumentar o risco de uma pessoa desenvolver o transtorno obsessivo-compulsivo como histórico familiar ou acontecimentos traumáticos e estressantes.

http://drauziovarella.com.br/letras/t/toc-transtorno-obsessivo-compulsivo/

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/transtorno-obsessivo-compulsivo

Relacionados