Transtorno Histeriforme E De Ansiedade No PS

1007 palavras 5 páginas
Transtorno Histeriforme e de Ansiedade no PS

TRANSTORNOS HISTERIFORMES:
1. Definição:
A histeria deve ser entendida como um comportamento muitas vezes prevalente no PS e não como uma doença em si, já que o paciente apresenta uma gama de sintomas “direcionados” para mimetizar uma doença física ou psicológica.
Este “comportamento de doença” é, na verdade, uma ação desviante desenvolvida pela crença de “estar doente” que fornece ao paciente uma saída honrosa (socialmente aceitável) para a impossibilidade de resolução de problemas ou dilemas pessoais.
Os sintomas histéricos de natureza física (sensitivo-motor) passaram a ser denominados somatoformes (incluindo-se aqui a conversão e a somatização) e as manifestações de natureza psicológica passaram a ser denominadas dissociativas
Os transtornos dissociativos (ou conversivos) correspondem a quadros clínicos em que existe uma perda parcial ou completa nas funções habitualmente integradas de memória, consciência, identidade, e nas sensações e controle dos movimentos corporais. A etiologia presumida para esses quadros é psicogênica, ou seja, não existiriam causas orgânicas subjacentes. São quadros que fazem parte do cotidiano não só dos psiquiatras, mas também dos clínicos (e médicos em geral).

2. Diagnóstico:
Lembrar sempre que os Transtornos Histeriformes são diagnósticos de exclusão! Quando nenhuma alteração orgânica o justifique!!!

O diagnostico é eminentemente clínico, sendo necessário pedir exames complementares apenas para excluir outros possiveis diagnósticos.
Os transtornos somatoformes podem se apresentar: como sintomas somáticos ou queixas físicas inexplicáveis; como preocupação somática excessiva ou hipocondríaca; como apresentação somática clínica de um transtorno de humor, de ansiedade ou outro transtorno mental; como sintomas somáticos no contexto de uma síndrome clínica funcional (fibromialgia, cólon irritável, fadiga crônica).

3. Quadro Clínico:
Os sintomas se apresentam de forma crônica e flutuante,

Relacionados