Transtorno de personalidade
Os transtornos de personalidade são caracterizados por padrões de interação interpessoal muito desviante das normas, tanto que chega a afetar o individuo em várias áreas de sua vida. Em geral os sintomas são vivenciados pelo individuo como normais (eu- sintônico).
Personalidade - é definida pela totalidade dos traços emocionais e de comportamento de um individuo (caráter). Pode-se dizer que é o “jeito” da pessoa, de como sentir as emoções e o de agir.
Estima-se que 6 a 13% da população em geral sofra com algum tipo de transtorno de personalidade, porém somente um quinto faz tratamento.
Fatores predisponentes
• Fatores evolutivos – eles influenciam ao longo do desenvolvimento, desde o nascimento até a idade longeva, mas atinge em geral quando ainda pequenos, em formação de caráter, onde a convivência com os pais, os quais a criança se espelha. • Fatores biológicos – ainda não se sabe ao certo, mas estudos mostram algumas evidencias de que a função dopaminérgica possa influenciar neste tipo de transtorno, porém nada é conclusivo. • Fatores socioculturais – vai depender da cultura em que o individuo esta inserido, mas vez que ele passe a conviver com uma cultura diferente da que esta acostumado, pode vir a desenvolver algum tipo de transtorno de personalidade. Fazem parte desses fatores os seguintes critérios: ✓ Ambiente estigmatizado: individuo rotulado, consciente e hesitante, relutante em participar das interações sociais; ✓ Indiferença da sociedade: individuo não possui relacionamentos íntimos; ✓ Desconexão pessoal-social: individuo discriminado, com acesso a relacionamentos íntimos negados pela sociedade; ✓ Impotência pessoal: a rejeição da sociedade faz com que o individuo acredite que não tem o poder de controlar sua vida.
Fatores desencadeantes – podem ser resultantes de estressores adicionais. Levando o individuo a sofrer perturbações, que são respondidas de