Transtorno de Personalidade Maior
Trabalho apresentado por:
Bianca Negoita da Costa
Eric Pitkowshy
Eliane Ferreira
Talita Silva Correa
Um pouco de Historia
A depressão foi descrita por alguns autores antigos sob a categoria de
“melancolia”. A primeira descrição foi feita por Hipócrates (IV a.C) . Ele se referiu a oscilações semelhantes à mania e depressão. Aretaeus (médico, II
d.C.), descreveu o paciente melancólico como “triste, consternado, insone, queixam-se de milhares de futilidades e desejam a morte” Aretaeus delineou o ciclo maníaco-depressivo
Plutarco (II d.C.) faz uma descrição vívida e detalhada: Ele vê a si mesmo como alguém que os Deuses odeiam e perseguem com sua raiva. Um mal muito pior o aguarda; ele não ousa tentar evitar ou remediar tal mal, por medo de encontrar-se lutando contra os deuses.
Um pouco de Historia
Pinel (XIX) descreve a melancolia da seguinte maneira:
Os sintomas da melancolia são taciturnidade, um ar pensativo sério, suspeitas soturnas e amor à solidão. São traços da personalidade de homens com boa saúde e circunstâncias prósperas, nada pode ser mais abominável do que a figura do melancólico remoendo seus imaginários, sendo possuído de poder, e dotado de uma disposição perversa e de um coração sanguinário, a imagem torna-se ainda mais repulsiva.
Esses relatos guardam uma semelhança com as descrições de depressão dos livros modernos e às descrições autobiográficas contemporâneas.
TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR
Depressão é um distúrbio de humor que acompanha a humanidade ao longo de sua história, é caracterizada por uma alteração do humor do paciente, deixando-o triste além do normal, desanimado, sem energia, com baixa autoestima e com dificuldade de lidar com sua vida pessoal e profissional. A depressão é mais comum dos transtornos mentais, é uma doença tratável, os tipos de depressão são: clássica, distimia, transtorno bipolar e sazonal.