Transtorno de Personalidade Antissocial - Psicopatia e Sociopatia
Faculdade Ciências Humanas
Curso de História - FCH
JEFERSON DA SILVA MAGALHÃES
MARCOS DE MELO LEME
RENATA FERNANDES DOS SANTOS
SAMUEL SAMANIEGO
PSICOPATIA - SOCIOPATIA
TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ANTISSOCIAL
Dourados – MS
2013
JEFERSON DA SILVA MAGALHÃES
MARCOS DE MELO LEME
RENATA FERNANDES DOS SANTOS
SAMUEL SAMANIEGO
PSICOPATIA - SOCIOPATIA
TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ANTISSOCIAL
Trabalho de pesquisa sobre Transtorno de Personalidade Antissocial, apresentado à disciplina de Psicologia, ministrada e orientada pelo Professor Luis Antonio Martins.
Dourados – MS
2013
Introdução
O presente trabalho visa analisar a situação dos indivíduos com transtorno de personalidade antissocial (TPAS). O nome mais conhecido é psicopatia, mas também se usam os termos sociopatia e transtorno de personalidade antissocial. Certos comportamentos como mentir e matar aula, podem ser observados no curso do desenvolvimento normal de crianças e adolescentes.
Vamos abordar a diferença entre normalidade de psicopatologia, a importância de verificar se esses comportamentos ocorrem esporadicamente e de modo isolado ou se constituem síndromes, representando um desvio do padrão de comportamento esperado para pessoas da mesma idade e sexo em determinada cultura. O conceito atual de psicopatia refere-se a um transtorno caracterizado por atos antissociais contínuos (sem ser sinônimo de criminalidade) e principalmente por uma inabilidade de seguir normas sociais em muitos aspectos do desenvolvimento da adolescência e da vida adulta. Os portadores deste transtorno não apresentam quaisquer sinais de anormalidade mental (alucinações, delírios, ansiedade excessiva, etc.) o que torna o reconhecimento desta condição muito difícil. Até chegarmos ao conceito atual foi necessário o trabalho de inúmeros pesquisadores.
O enorme interesse que o psicopata tem