Transtorno de ansiedade: conceito, origem, sintomas e tipos de transtornos
Conceito: A ansiedade é uma sensação normal experimentada por todos os seres humanos, porém com a mudança de hábitos proporcionados pela modernidade essa sensação tem se intensificado, causando problemas em inúmeras pessoas. O resultado da grande ansiedade manifestada em algumas pessoas provoca o Transtorno de Ansiedade, enfermidade psíquica resultante da extrema preocupação por coisas que ainda acontecerão.
Origem: A vontade do Homem de entender a origem patológica da ansiedade vem de longa data, provavelmente desde a Grécia Antiga, em que as explicações na maior parte das vezes eram de origens místicas, defendidas por crenças sobrenaturais. Ao revelar que alegrias, prazeres, tristezas, desapontamentos, desesperanças e lamentações vinham do cérebro, Hipócrates, por volta de 400 a.C. eliminou a influência dos Deuses na origem das alterações mentais, e as denominou “mania”, “melancolia” e “frenesi”. Contudo, após o período Greco romano, o pensamento calcado em crenças sobrenaturais reaparece e persiste até a virada do século XVII, com a publicação do “Dictionnaire Universel”, em 1690, de Antoine Furetière. A partir desta obra, a ansiedade passou a ser vista como uma reação natural ligada a uma situação de perigo. Dois séculos mais tarde, começaram a surgir as primeiras classificações dos Transtornos de Ansiedade.
Sintomas: O transtorno de ansiedade provoca alguns sinais no organismo como mal-estar, irritabilidade, dor de cabeça, falta de ar, palpitações, tensões musculares, tremor, sudorese, medos, calafrios, tontura, asfixia e outros que podem ou não se manifestar em grupos. Os transtornos de ansiedade que mais ocorrem na atualidade são Síndrome do Pânico, TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), Fobia Social, Fobias Específicas, entre outros. As mulheres têm maior facilidade de desenvolver transtornos de ansiedade, pois são mais frágeis em relação a fobias como, por exemplo, sentem medo de elevador antes mesmo que fiquem presas dentro