transtorno bipolar
*Berenice dos Santos Weber
Resumo O referido artigo aborda a temática Transtorno Bipolar, pessoa que passa por um diagnóstico depressivo e no decorrer dos anos passa por um diagnóstico maníaco, isso se chama transtorno bipolar, para a psiquiatria, significa um estado de humor, traz também os aspectos conceituais, ou, seja, sua historicidade, o tratamento a família, considerações finais e as referências consultadas.
INTRDUÇÃO
O que é transtorno bipolar?
É uma doença mental onde o paciente alterna estados de euforia e depressão, além de fases de "normalidade" intercaladas. Para os cientistas acreditam que esteja relacionada à genética, mas a causa exata os estudiosos da área desconhecem. “Segundo a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar, 50% dos portadores da doença apresentam pelo menos um familiar afetado. Há dois tipos de transtorno bipolar: o I, que é a doença propriamente dita, e o II, em que os episódios de depressão e hipomania (versão mais leve da mania, como é chamada a fase de euforia) são mais curtos e mais espaçados entre si. O primeiro tipo atinge cerca de 1% da população e fica no 10º lugar entre os transtornos mentais mais comuns. O segundo tipo atinge cerca de 8% da população.
Palavras-chaves: Aspectos Históricos e Conceituais, Transtorno Bipolar- Tratamento.
___________________________________________________________________ Trabalho apresentado pela Assistente Social, Pós-Graduanda em Especialização em Políticas e Intervenção em Violência Intrafamiliar e Atenção Psicossocial em Saúde Mental. Ms. Anna Eliza Azzolin Faverzani.
Aspectos Históricos e Conceituais
O transtorno bipolar era conhecido pelo nome de psicose maníaco-depressiva, uma doença psiquiátrica caracterizada por alternância de períodos de depressão e de hiperexcitabilidade ou mania. As características da pessoa modificações na forma de pensar, agir e sentir e vive