Transtorno Bipolar I
RESUMO
Segundo a ABTB (Associação brasileira de transtorno bipolar) o transtorno de humor bipolar I, também conhecido como Psicose Maníaco-Depressiva, corresponde a um dos mais prevalentes e potencialmente graves transtornos psiquiátricos.
É uma doença psiquiátrica crônica que ocasiona oscilações de humor entre a euforia e a depressão. Sua causa pode ser multifatorial, desde fatores biológicos até causas sociais. Sendo o THB crônico não apresenta cura, mas tratado corretamente com medicamento e psicoterapia os prejuízos podem ser menores. ( ABTB, 2008) A revista MENTE & CÈREBRO de março de 2008 fala que o THBI se difere do THBII pelo seu inicio, que se dá pelo quadro de mania e posteriormente pelo quadro de depressão, já no bipolar II primeiro apresenta o quadro de depressão e depois o quadro de hipomania.
Dados levantados pela ABTB indicam que cerca de 5% a 10% da população mundial é afetada pelo transtorno bipolar, atingindo igualmente homes e mulheres, sendo assim, estima-se que cerca 1,8 a 15 milhões de brasileiros sejam portadores da doença, mas em apenas 1% da população manifesta o THB.
Segundo a Organização Mundial de Saúde o Transtorno bipolar foi a sexta causa de incapacitação no planeta e cerca de 25% dos adolescentes com THB tentam suicídio. Grande parcela dos pacientes recorre ao uso de drogas e álcool o que pode piorar os sintomas. A ABTB diz que alguns sintomas que também podem agravar os sintomas são os diagnósticos tardios ou errados, o medo que o paciente tem de viciar no remédio, pois sabe que terá que fazer tratamento a sua vida toda e ainda medo de achar que o remédio pode vir a mudar a sua personalidade.
Segundo a revista MENTE & CÉREBRO de março de 2008, algumas evidências estão sugerindo que o T.B. aumentou nas gerações mais recentes. Esse crescimento é provocado por algumas mudanças ambientais como falta de rotina, estímulos 24 horas por dia, falta de sono e o grande