Transtorno Alimentar Ótimo Artigo
Silvia Pedroza de Faria∗
**
Helene Shinohara
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo contribuir para uma maior compreensão dos
transtornos
alimentares,
especialmente
anorexia e bulimia. Pretende também esclarecer uma série de fatores, inclusive socioculturais que, em conjunto, podem levar ao desenvolvimento desses transtornos. Por fim, enfatiza a importância crescente da terapia cognitivo-comportamental como forma de tratamento.
Palavras-chave: transtornos alimentares, bulimia, anorexia, terapia cognitivocomportamental.
ABSTRACT
This article intendes to contribute for a greater comprehension of eating disorders, specially anorexia and bulimia. It also
∗
**
Psicóloga.
Mestre em Psicologia Clínica – professora adjunta do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
InterAÇÃO, Curitiba, v. 2, p. 51-73, jan./dez. 1998
51
Transtornos alimentares
discusses all major variables involved in their development, including socio-cultural aspects. An emphasis is given to the great contribuition of cogniteve-behavioral therapy as na opition for treatment.
Key words: eating disorders, bulimia, anorexia, cognitive-behavioral therapy.
INTRODUÇÃO
Segundo a Sociedade Brasileira de Psiquiatria Clínica (SBPC), a cada ano milhões de pessoas desenvolvem graves transtornos do comportamento alimentar. Muitas acabam colocando sua vida em risco. A maior parte – mais de 90% – daqueles que sofrem desses transtornos são adolescentes e mulheres jovens. Uma das razões que levam essas pessoas a tornarem-se mais vulneráveis a transtornos alimentares é a tendência de fazerem rigorosos regimes para obterem uma “silhueta ideal”. Nos últimos anos, as mulheres têm sido vítimas de diversos padrões de aparência física, que as têm submetido a fortes pressões e a dietas com o objetivo de corresponder às expectativas sociais de magreza. A sociedade exige e reforça um padrão