Transportes
Assim sendo, o modal aquaviário é usado para o transporte entre os diversos países do mundo na realização de suas negociações internacionais de compra e venda de produtos, dos mais diversos aspectos, sendo transportados em grandes navios cargueiros, petroleiros, graneleiros e com plataformas para contêineres, como também no transporte de passageiros em turismo nacional e internacional, que se utiliza de grandes navios que oferecem cruzeiros marítimos e oceanográficos.
Além disso, o modal aquaviário é realizado em rios e canais menores, nas dimensões internas dos países, como forma de transporte de passageiros e cargas, como os que são realizados nos rios da Amazônia, no transporte fluvial nos rios Paraná, Tietê entre outros.
As principais vantagens desse modal são a grande capacidade de transporte de cargas, o que acarreta no barateamento dos fretes e do baixo custo por tonelada transportada por quilômetro, o pequeno impacto médio ambiental (desconsiderando-se os acidentes), e a grande possibilidade a ser explorada no Brasil, em virtude da imensa existência de rios. As desvantagens estão relacionadas ao custo do investimento inicial necessário, as necessidades de construção de portos para carga e descarga e a menor flexibilidade do transporte de produtos e serviços prestados.
Modal dutoviário
O modal dutoviário é um tipo de modal que é pouco utilizado no Brasil, mas que possui uma grande importância pelos objetivos que são alcançados pelo seu uso. Assim sendo, por meio do modal de dutos são transportados líquidos e gases, como petróleo, gás natural, óleo diesel, gasolina, entre outros. A vantagem principal desse sistema é a