transportes
1 - Sobre o pluviograma abaixo, responda as seguintes questões:
A - Sabendo que o pluviógrafo começou a ser utilizado pela primeira vez na primeira hora do dia, determine os motivos possíveis para, no pedaço de pluviograma apresentado, o primeiro trecho da linha de gráfico apresentar alguma intensidade de precipitação. .
B - Explique o que ocorre nos trechos HI e KL.
C - Determine se a chuva foi fraca, forte ou moderada, para cada um dos trechos possíveis. D - Determine em quais trechos não houve ocorrência de chuva.
E - Determine a intensidade média da chuva para todo o espaço de tempo do pluviograma apresentado, especificando se fraca, forte ou moderada.
2 - A chuva média numa determinada área, onde mais de um pluviômetro é instalado é obtida pela média aritmética ou pela média ponderada (método de Thiessen) das alturas de chuva obtidas nos diferentes coletores.
Fórmula de Thiessen:
̅
h é a altura da chuva (mm)
∑
∑
A é a área de influência do coletor (km2) n é o número total de subáreas
Sabendo-se disso, calcule a precipitação média pelos métodos da média aritmética e da média ponderada, quando na determinação da precipitação média de uma região, dispunha-se da precipitação coletada em cinco pluviômetros, como se segue: P 1 =
10,5mm; P2 = 8,5mm; P3 = 9,2mm; P4 = 7,6mm e P5 = 8,0mm. As áreas de influência foram, respectivamente: A1 = 25 000 000 dm2; A2 = A3 = A3 + (1/3)A5; A4 = A5 = (5/3)A1.
3. Dois pluviômetros instalados numa mesma área, suficientemente próximos um do outro, foram submetidos a uma chuva de 272 minutos. O diâmetro do pluviômetro P1 era 75% maior que o raio do pluviômetro P2. Considerando que P1 coletou 2816 cm3 de água, determine o volume coletado por P2.
4. Rosana, Flávio e Alice analisaram um hietograma para saber o volume de água em m3 que atingiu o solo de Salvador nas chuvas do dia anterior. Após analisarem o hietograma das 24 horas do dia anterior eles visitaram o