TRANSPORTES TERRESTRES
Transportes Terrestres na Antiguidade
Os homens primitivos quando estavam à procura de alimentos, e a caça de animais, transportavam tudo que precisavam nas mãos, nos ombros, nas costas ou na cabeça. O Transporte feito desta maneira exigia muito esforço, então, começaram a utilizar as peles de animais, troncos de árvores ligados uns aos outros que arrastavam pelo chão com menos esforço. Mais tarde, o homem começou a utilizar os animais como principal meio de transporte, tais como: o cavalo, o burro, a mula, o camelo e o elefante.
A partir do arrasto dos troncos das árvores, o homem inventou a roda. Com esta descoberta, o homem inventa as carruagens, puxadas por si ou por animais (as carroças, carros de bois, entre outros), que o ajuda a transportar os alimentos, os materiais de caça e outros objetos de que necessita.
Os romanos foram os grandes peritos em construção de estradas. Começaram em 312 a.C. A partir do momento que se criaram os elementos básicos do sistema viário, os veículos e as estradas, surgiu o trânsito e seus problemas. Na Grécia Antiga é onde se tem relatos de que aconteceram os mais intensos congestionamentos da época. Segundo os administradores de Atenas, na antiguidade, a largura das ruas de suas cidades era insuficiente e alargá-las seria inútil, uma vez que o volume de tráfego tenderia a crescer. Assim desde a antiguidade, já estava claro que privilegiar o veículo é um erro.
No Império Romano, havia preocupação em resolver os problemas de trânsito. Foi onde surgiram sinalizações, marcos quilométricos, indicadores de sentido e as primeiras regulamentações de tráfego.
No século XIX o veículo de transporte se tornou indispensável ao homem pelas comodidades que proporcionava, e passaram a ser mais de transporte exclusivo de pessoas do que para transportes de bens.
Transportes Terrestres no século XXI
A Evolução dos transportes terrestres aconteceu, e acontece de forma muito rápida. Como toda evolução há