Transporte
Conceito
Transporte é o deslocamento de bens/produtos de um ponto a outro da rede logística, respeitando as restrições de integridade da carga e de confiabilidade de prazos. O seu custo varia entre 4% e 25% do faturamento bruto, e em alguns casos, pode até supera o lucro operacional da empresa.
É de fundamental importância que esse processo de distribuição esteja funcionando com a maior eficiência possível, pois trata-se de etapa final do produto, que é a entrega ao cliente final, pois o cumprimento dos prazos de entrega gera satisfação, bem estar, confiabilidade e agrega valor a imagem da empresa. Do contrário, o descumprimento do mesmo acarreta situações inversamente proporcionais a estas.
Analisando a melhor forma de atendimento ao cliente, no transporte existe vários tipos de modais, para ser mais preciso, cinco que são: aéreo, ferroviário, aquaviário, dutoviário e rodoviário. Dentre os quais, cada um possui suas particularidades que os diferem dos um dos outros, que os tornam mais adequados para determinado tipo de operação. Para tanto a melhor forma de escolher o tipo de modal que melhor se adeque a operação é analisar os custos, características de serviços, rotas possíveis, capacidade de transporte, versatilidade, segurança e rapidez que são existentes.
Modalidades de transporte
Aéreo
É o transporte adequado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes ou com urgência na entrega pois é mais rápido e seguro e os custos com seguro, estocagem e embalagem são menores.
Vantagens
• É o transporte mais rápido
• Não necessita embalagem mais reforçada
Desvantagens
• Menor capacidade de carga;
• Valor do frete mais elevado em relação aos outros modais.
Ferroviário
Grande parte dos 29.000 km da malha ferroviária brasileira estão com grandes problemas estruturais, tornando-o menos atrativo em relação aos demais.
Vantagens:
• Adequado para longas distâncias e grandes