Transporte Público Urbano em Belo Horizonte e Paris
Paris e Belo Horizonte
Transporte Público
Os transportes públicos de uma cidade permitem o deslocamento de pessoas de um ponto a outro. Grande parte das áreas urbanas de médio e grande porte contam com algum tipo de transporte público urbano.
O transporte público urbano é fundamental para uma cidade. Idealmente devem constituir o meio de locomoção primário em uma cidade, assegurando o direito de ir e vir de seus cidadãos. E ao utilizar o tranporte público o cidadão contribui para a redução da poluição do ar e sonora, do consumo de combustíveis fósseis não-renováveis e para uma qualidade da vida urbana melhor, uma vez que um número menor de carros serão utilizados para o deslocamento.
Paris
Antes do século XVII, o deslocamento das pessoas nas cidades era realizado montado em animal ou em carruagem própria puxada por animais. Em Londres no ano de 1600 e em Paris no ano de 1612, surgiram as carruagens de aluguel, que podem ser consideradas os primeiros serviços de transporte público urbano.
Apenas em 1662, o matemático francês Blaise Pascal organizou o primeiro serviço regular de transporte público quando Paris já possuía aproximadamente 150 mil habitantes, tendo linhas com itinerários fixos e horários predeterminados. O serviço era feito por carruagens com oito lugares, puxadas por cavalos e distribuídas em cinco linhas.
Em 1826, Em Nantes na França, foi criado uma linha de transporte público, que utilizava uma carruagem com comprimento e capacidade superiores aos existentes na época, e que foi denominado omnibus (“para todos” em latim). Esse tipo de veículo, existia em Londres muito antes, por volta de 1798, mas foi na França que adquiriu o nome omnibus, pelo qual ficou conhecido.
Atualmente, o transporte público de Paris está dividido em oito zonas, no entanto, as únicas que correspondem ao centro da cidade são as zonas 1 e 2. Toda a área central