transporte nas plantas
Uma das propriedades fundamentais da membrana citoplasmática é permitir a passagem mais fácil de certas substâncias, dificultando ou impedindo a passagem de outras. Esta propriedade é designada por permeabilidade seletiva da membrana.
Movimentos transmembranares:
Transporte não mediado – sem intervenção específica de moléculas transportadoras
Transporte mediado – com intervenção de moléculas transportadoras (proteínas específicas)
1. Transporte não mediado
Osmose
O movimento de moléculas de água entre dois meios, separados por uma membrana que é permeável à água e menos permeável ou por vezes impermeável, às substâncias dissolvidas – solutos, ocorre por um processo de difusão designado por osmose.
O mecanismo de osmose depende das concentrações em soluto das duas soluções separadas por uma membrana seletivamente permeável.
A água move-se do meio em que a sua concentração é mais elevada e é mais baixa a concentração em soluto (I) para um meio em que a concentração de moléculas de água é mais baixa e há maior concentração de soluto (II), ou seja, a água move-se de regiões de elevado potencial de água para regiões de baixo potencial de água.
A solução I, com baixa concentração de soluto, chama-se hipotónica em relação à solução II.
A solução II, chama-se hipertónica em relação à solução I.
Quando a concentração de soluto é igual nos dois meios, estes designam-se por isotónicos e torna-se idêntico o movimento de água nos dois sentidos, entre esses dois meios.
A pressão necessária para contrabalançar a tendência da água se mover de uma solução de elevada concentração de moléculas de água para uma solução com baixa concentração de moléculas de água designa-se por pressão osmótica.
Difusão simples
Muitas substâncias para além da água, penetram ou saem da célula por difusão simples, portanto, as partículas que as constituem tendem a migrar das zonas onde a sua concentração é mais elevada para