Transporte Multimodal e Mercadorias Perigosas
O transporte multimodal cria valor econômico movimentando assim bens e pessoas de um destino a outro. Impulsionados pela tecnologia, a grande produtividade de mercadorias com velocidade e uma ampla variedade de mercadorias, sendo comercializadas em todo o mundo e transportadas por meio das diversas modalidades de transporte.
OBJETIVO
Esse relatório tem como objetivo apresentar os aspectos no âmbito dos transportes multimodais, tais quais os modais, Ferroviário, Rodoviário, Hidroviário (Aquaviário), Dutoviário e Aeroviário. As suas características, custos, vantagens e desvantagens, dentre outros, e a interação entre esses meios de transportes na busca de agilidade e eficácia em suas operações. Com um olhar na Segurança do Trabalho visando os riscos apresentados pelos modais de transportes.
DESENVOLVIMENTO
O transporte multimodal de carga utiliza-se de dois ou mais modais que é regido por um único contrato, buscando de forma qualitativa tornar mais rápida e eficaz a operação de transbordo. O transporte multimodal normalmente faz uso de caminhões, aviões, navios, dutos, e outros meios necessários para a entrega do produto. Havendo uma lei que regulamenta o Transporte Multimodal de Cargas que é a Lei Nº 9.611 de 19 de Fevereiro de 1998.
Com o objetivo de alcançar uma maior competitividade de mercado, alguns países na busca da redução de custeio logístico e de transporte, entende que para a eficiência de movimentação e operação de cargas é preciso utilizar mais de um modal. A intermodalidade como é conhecida essa articulação entre modais, tornou-se uma alternativa na busca de melhoria e aperfeiçoamento de custos, qualidade de atendimento e prazo, sendo que estes elementos poderão criar maior possibilidade de mercado com base em algumas argumentações que podem ser observadas, tais quais:
Custeio: O valor no custo de transporte superior às médias de mercado acarreta na