transporte maritimo internecional

1483 palavras 6 páginas
Profº Jerônimo Ribeiro

O transporte marítimo responde atualmente por mais de 80% do comércio mundial de mercadorias e se constitui na "espinha dorsal" da globalização.

Até 2012 volume do tráfego marítimo internacional alcançou 11,02 bilhões de toneladas, com taxa de crescimento anual de 6,8% sendo que durante as três décadas anteriores a taxa media anual foi estimada em 4,77%.

Verifica­se ainda que a expansão do comércio vem sendo superior as taxas de crescimento da economia.

Canal do Panamá

Localizado no istmo do Panamá, na América Central, foi construído entre 1908 e 1914 para ligar os oceanos Atlântico e Pacífico.

O canal tem 82 km de extensão, 152,4 m de largura, 26 m de profundidade e três eclusas duplas.

A travessia leva de 16 a 20 horas, e apesar da alta taxa de pedágio (cerca de US$ 28 mil por navio) o canal tem tráfego intenso. É um ponto estratégico militar e econômico porque evita que grandes navios tenham de fazer a volta ao redor da América do Sul para atingir outro oceano.

Depois de várias disputas pela soberania do canal, Panamá e Estados Unidos assinam em 1977 um acordo pelo qual o controle passou definitivamente aos panamenhos em 2000.

Canal de Suez

O Canal de Suez é um canal que foi construído para ligar o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, com o intuito de ser usado como via de circulação de navios.

Esse canal artificial possui 195 km de extensão, 170 metros de largura e 20 metros de profundidade.

O canal foi construído entre 1859 e 1869. Egito e França eram os

proprietários do canal. Em razão da dívida externa contraída pelo Egito, o país teve que negociar o canal com o Reino Unido, que permitiu aos britânicos a travessia rumo à Índia.

Ao contrário do Canal do Panamá, o canal de Suez é destituído de comportas ou eclusas, isso é explicado pelo fato de não haver desníveis ou

Relacionados

  • Bric
    26319 palavras | 106 páginas