Transporte Logístico
Os estudos na área de transportes são de fundamental importância na atual realidade de globalização. A logística, na qual o transporte é normalmente seu principal componente, é vista como a última fronteira para a redução dos custos das empresas. Por outro lado, não se concebe uma política de desenvolvimento regional e nacional sem a adequação da infraestrutura de transportes. Nesse contexto, os estudos de transportes têm-se desenvolvido nas várias áreas do conhecimento, envolvendo aplicações das mais diversas, que passam das especificidades mais técnicas da atividade de transportes ao aprofundamento de visão logística dos transportes. (CAIXETA e MARTINS, 2013, p. 13).
Sabemos da importância da do s estudos e adequação da infraestrutura de transportes no Brasil, propiciando maior desenvolvimento de todos modais presentes regionalmente e nacionalmente do Brasil. Buscando aperfeiçoar técnicas e diminuir custos logísticos em nosso todo território.
Biográfica: Gestão Logística do Transporte de Cargas, 2013 Ed. Atlas – José Vicente Caixeta-Filho e Ricardo Silveira Martins.
2. Transporte Ferroviário Caixeta-Filho e Silveira Martins (2013, p.49), explica sobre a situação do transporte de cargas brasileiro: O Brasil ainda é um dos poucos países continentais, que, apesar de serem dotados de uma expressiva atividade industrial, mineral e agrícola, têm nos caminhões o meio de transporte esmagador de seus fluxos de longa distância. Assinale-se que a participação das ferrovias brasileiras em transportes de mercadorias que impliquem distâncias superiores a 600 km continua incipiente. O processo de desestatização das ferrovias brasileiras manteve a estrutura regionalizada. Entretanto, o mercado mais rentável para a ferrovia é o de transporte de longa distância – acima de 1.000 km -, onde os custos ferroviários somam menos do que a metade dos custos rodoviários, propiciando