Transporte de vitimas
Levantamento e Transporte da Vítima
-------------------------------------------------
Chama-se levantamento a um conjunto de procedimentos que visam colocar a vítima na maca, ou maca improvisada, sem que daí resulte agravamento do seu estado.
O levantamento e transporte de vítimas de acidente, ou de doença súbita, deve ser efetuado por pessoal especializado e com formação em primeiros socorros.
Princípios Gerais * As lesões deverão ser estabilizadas no local, sempre que possível, e só depois será realizada a evacuação (levantamento e transporte); * Não se devem fazer levantamentos com menos de 3 socorristas, o que significa haver 6 pontos de apoio; * Respeitar sempre o bloco “cabeça – pescoço – tronco – pernas”; * Sempre que possível, a maca será deslocada até à vítima e não o contrário.
Maca Scoop
Existem hoje macas diferenciadas conforme o tipo de lesão. Assim, um traumatizado vertebro-medular, ou qualquer vítima de acidente, quando inconsciente, deverá ser colocada numa maca de alumínio Scoop, também conhecida por “pluma” e que, pelo fato de se separar em duas superfícies no sentido do comprimento, permite fazer o levantamento de forma mais segura e com menos socorristas.
O socorrista que fica junto da cabeça será o chefe de equipa. Para além de comandar o levantamento, fará o alinhamento e a imobilização da cabeça, respeitando o eixo “nariz – umbigo – pés”, colocando os seus dedos polegares na região dos malares e os indicadores na região dos occipitais da vítima, sem lhe mover a cabeça, permitindo, assim, que outro elemento lhe coloque um colar cervical.
Aos outros 2 socorristas competirá abrir a maca em duas partes e dar-lhe o comprimento adequado à vítima, por regulação dos pontos de extensão. Estas superfícies de separação serão colocadas uma de cada lado da vítima e lentamente passadas por baixo do seu corpo, sendo, para isso, necessário que um dos elementos alivie um pouco o