transporte de soja
Lista de figuras
1 – Considerações Iniciais
Existem diversos trabalhos no contexto brasileiro dos quais é possível identificar algumas variáveis que podem influenciar os valores do frete, entres muitas podemos citar predominantemente: distância percorrida; custos operacionais; possibilidade de carga de retorno; sazonalidade da demanda por transporte; especificidade da carga transportada e do veículo utilizado; perdas e avarias entre outras;
Além desses aspectos, há também um viés que pode elevar o preço do frete, o fruto do reduzido grau de competitividade intermodal principalmente, por causa do sub aproveitamento do potencial de modais alternativos, como o ferroviário e o hidroviário, o que colaboram para a redução da concorrência entre os modais.
Nossa empresa foi contatada para desenvolver um estudo de qual é o cenário mais favorável para o escoamento de uma produção de soja, partindo de Rio Verde (GO) e a quantidade analisada no caso é de 50.000 toneladas.
Através de estudos semelhantes realizados por nossa empresa anteriormente, possuímos o conhecimento de que na utilização do transporte multimodal (rodo-hidro-ferro), existe uma economia de 33% em relação ao frete rodoviário. Baseado nestes dados, consideramos alguns cenários elucidativos para a definição do melhor do custo beneficio citando inclusive o rodoviário, (para ciência do nosso cliente).
O Brasil hoje possui dezenas de portos, no entanto são poucos os portos com capacidade de armazenamento e de escoamento rápido de cargas. O país tem inúmeros problemas ligados aos seus portos, como superlotação, poucos berços para atracar navios, pouca profundidade do calado o que dificulta a atracação de navios de grande porte. Apesar da grande extensão da costa marítima brasileira o número de portos não é tão grande, mas são poucos portos que respondem por grande parte da movimentação de cargas no Brasil, entre eles os mais apropriados para receber este