Transporte Coletivo Copa do Mundo 2014
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MAUÁ
ANGELA JANAINA FERREIRA FORNAZIER
TRANSPORTE COLETIVO:
Copa do Mundo 2014
MAUÁ 2013
ANGELA JANAINA FERREIRA FORNAZIER
TRANSPORTE COLETIVO:
Copa do Mundo 2014
Projeto de apresentado ao Curso de Logística da Faculdade de Tecnologia de Mauá, como parte dos requisitos para a aprovação da disciplina de Métodos para Produção de Conhecimento, sob orientação da Prof.ª Andréa Firmino de Sá.
MAUÁ
2013
INTRODUÇÃO
Um dos maiores eventos mundiais, a Copa do Mundo, será sediada no Brasil em 2014.
A promoção de eventos esportivos deste porte tem sido uma estratégia de muitos países para atrair investimentos e atenção internacional.
Os benefícios econômicos que a Copa trará, caracteriza um argumento utilizado para justificar os esforços e o gasto público para sediá-la.
Estudos apontam que a Copa trará um fluxo de, aproximadamente, 3,7 milhões de turistas brasileiros e estrangeiros nas cidades.
É necessário que se faça um estudo nos processos logísticos voltados para o fluxo elevado de pessoas e informações, considerando os meios de transporte, integração perfeita entre os diferentes modais de transporte coletivo, veiculando informações precisas aos passageiros.
Os principais fatores causadores da grande preocupação no âmbito dos transportes urbanos são: o trânsito, a superlotação dos modais e o incentivo fiscal dado aos consumidores para a aquisição dos meios de transporte individual.
A efetiva melhora nos processos de transporte, pode aumentar a receita com o turismo e também reduzir custos e otimizar o tempo para os usuários destes sistemas logísticos.
Pelo que se pode analisar em países que realizaram grandes eventos, a melhoria na infraestrutura tornou-se um marco para a elevação do nível da qualidade dos serviços.
Cumpridos os objetivos determinados para a