transporte através de membrana
HISTÓRIA GERAL E REGIONAL
PROFESSORA: ELIANE CURVELLO
ICKO SOS SAÚDE dirigido por Michael Moore apresenta ao mundo capitalista o pequeno resultado da consequência do capital, quando expõe a realidade americana sobre o seu Sistema de Saúde e o que fere mais para os americanos, é quando Moore compara os EUA com países como o Canadá, França, Inglaterra e pasmem!, Cuba, uma pequena ilha, que foi tão maltratada pela especulação capitalista e mesmo assim, RESISTIU a tudo e o que foi mais “engraçado” para não dizer trágico, foi onde os americanos “excluídos” encontraram consolo e resolutividade. Essa parte do documentário me fez parar e refletir, pois não precisa ser grande para ser mais.
O sistema de saúde do Canadá permite que a pessoa seja atendida por quem ela escolhe. Na Inglaterra os profissionais têm incentivos quando a população adscrita a eles apresentam menos fatores de riscos de doenças, uma vez que isso demonstra que os profissionais conseguirem evitar o adoecimento. Na França o sistema de saúde oferece pessoas para ajudar as famílias em suas casas com assistência domiciliar. Em Cuba a oferta é equânime, todos tem acesso à educação saúde, esporte, lazer, etc., de forma gratuita.
O documentário SICKO SOS SAÚDE mostra a realidade dos países quando há dificuldades na assistência à saúde, quando eles mais precisam, quer seja na fase da vida infantil, adulto ou velhice. Quando se verifica esse documentário, podemos comparar ao nosso SUS, garantido através de lei e mesmo com tantas dificuldades, continua sendo tão mal afamado, entretanto, após ver o documentário, vejo que o nosso SUS é realmente um SUScesso. Tenho orgulho do nosso SUS.
As pessoas que criticam o nosso SUS, não conseguem enxergar sua grandeza. Sugiro que devam assistir a esse documentário. Lembrando que para ter uma saúde top de linha, deve ter dinheiro acima do imaginário, principalmente, porque quando a pessoa adoece fica mais vulnerável e frágil, então é quando