Transparências - átomos e elementos
As propriedades físicas e químicas de todas as moléculas dependem: - Dos átomos de que são feitos; - Disposição dos átomos que a constituem.
ORIGEM DA TEORIA ATÔMICA
Átomo é uma pequena esfera, em perpétuo movimento, que são apropriadas para explicar propriedades macroscópicas (sólido, líquido e gasoso).
A palavra átomo significa “indivisível”.
Aristóteles (384 -322 a.C.) afirmava que, Demócrito ensinava que os átomos eram duros, movimentando-se espontaneamente e uniam-se uns aos outros mediante ligações do tipo “macho-fêmea”.
Epícuro (341-270 a.C.) atribuía massa aos átomos, e por volta de 100 a.C., Asclepíades introduziu a idéia de aglomerados de átomos, que chamamos hoje de moléculas.
Demócrito explicava as propriedades das substâncias pelos conceitos do átomo.
Exemplo: A densidade e maleabilidade do Pb são devido ao agrupamento dos átomos cerradamente, como esferas em uma caixa e movendo-se com facilidade uns sobre os outros. Já o Fe era como gancho, se prendendo uns aos outros, sendo leve, porém rígido.
A teoria Atômica foi construída sobre as hipóteses de Leucipo e Demócrito:
“as propriedades da matéria que percebemos são explicáveis pelas propriedades e pelo comportamento dos átomos que não percebemos”.
Platão (427-347 a.C.) e Aristóteles se opuseram à hipótese dos átomos. A maioria dos iluministas rejeitava a teoria atômica de Demócrito.
Galileu Galilei (1564-1642) especulava que o calor era um movimento de pequenas partículas.
Robert Boyle (1627-1693) e Sir Isaac Newton (1642-1727) usavam conceitos atômicos para explicar fenômenos físicos. JOHN DALTON E SUA TEORIA ATÔMICA
Em 1803, John Dalton (1766-1844) reviveu a idéia dos átomos, correlacionando a idéia de existência de elementos, que não podem ser decompostos, à idéia de átomos, que são indivisíveis.
Os compostos que podem ser divididos em 2 ou mais substâncias, contém 2 ou mais elementos diferentes.
Dalton foi além e afirmou que cada átomo