Transmissão Digital
Codificação de Linha
É o processo de converter dados binários, ou seja, uma sequencia de bits, em sinais digitais.
Exemplo de sequencia de bits, textos, números, imagens, áudio e vídeo que estão armazenados na memoria do computador.
2
Nível de sinal vs nível de codificação de dados
Como vimos anteriormente um sinal digital possui apenas um numero limitado (finito) de valores.
O nível de sinal seria a quantidade de valores que podem ser utilizados para uma representação já os níveis de codificação de dados é o numero de valores utilizados para representar os dados.
3
Auto sincronização
Isso ocorre para que os sinais transmitidos pelo transmissor sejam interpretados corretamente no receptor, os intervalos devem corresponder exatamente aos intervalos gerados.
Um sinal digital auto sincronizado inclui a informação de sincronismo nos dados que estão sendo transmitidos, ele envia alertas para o receptor do começo, meio e fim do pulso.]
Dispositivos que trabalham dessa forma Swicht, Roteadores.
4
Esquemas de Codificação
Unipolar
É um dos métodos mais simples e primitivo, mesmo sendo um dos métodos mais simples é dos mais eficazes quando quer examinar os diversos tipos de problemas que os sistemas de codificação mais complexos devem ser capazes de suportar. Apresenta alguns problemas, como por exemplo, a componente nula e as longas sequências de 0's ou 1's determinam que facilmente a perca sincronismo ou sinal.
5
Polar
É um metodo que utiliza dois niveis de tensão, um positivo e outro negativo, para representar os dados. É um metodo parecido com o Unipolar, existem perdas de sincronismo ou sinal.
6
Bipolar
Utiliza três níveis de tensão, positivo, negativo e zero, de forma continua garantindo que o sinal não perca sincronismo ou sinal. Método mais adotado nos dias de hoje.
7
Codificação de Blocos
Surgiu para melhorar a performance da codificação de linha, ele trabalha com redundância