Transmissor de temperatura para rtd's
RAPHAEL MOREIRA DE FARIAS
TRANSMISSOR DE TEMPERATURA PARA RTD's
GOIÂNIA
2012
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IFG
RAPHAEL MOREIRA DE FARIAS
TRANSMISSOR DE TEMPERATURA PARA RTDs
Disciplina: Instrumentação Industrial Professor: Carlos Alberto Vasconcelos Bezerra
Curso: Engenharia Mecânica
GOIÂNIA
2012
1. INTRODUÇÃO
Um transmissor de temperatura, de forma bem simplificada, converte um sinal que está sendo transmitido por um sensor primário (termopar, termo-resistência e sensor-mV) em um sinal analógico padrão (4 a 20 mA) Uma termorresistência (RTD do inglês Resistance Temperature Detector) é um instrumento que permite conhecer a temperatura do meio ambiente, recorrendo à relação entre a resistência elétrica de um material e a sua temperatura. As maiores partes das termorresistências são feitas de platina, mas são também utilizados outros materiais, como por exemplo, o níquel. Por norma, quando se fala de uma termorresistência ela é identificada pelo material que a constitui e pela resistência que apresenta a 0 °C. Por exemplo, uma Pt-100 será uma termorresistência de platina que a 0 °C apresenta uma resistência de 100 Ω, ao passo que uma Ni-500 será uma termorresistência de níquel que a 0 °C apresenta uma resistência de 500 Ω.
2. OBJETIVOS
Comparar os valores obtidos teoricamente com os valores obtidos com o experimento realizado e com um transmissor de temperatura para rtd’s a dois fios.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
-RTD Pt-100
-Fios de Cobre
-2 Multímetros Digitais
-Fonte DC
-Água
-Recipiente para água
-Transmissor de Temperatura
-Mergulhão
4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
1- Montou-se o sistema da fig.1 utilizando conexão à 2 fios; 2- Em um Multímetro foi medido a temperatura da água e em outro Multímetro foi medido a corrente elétrica; 3- Variou a Temperatura da água com o mergulhão entre 25°C até 95°C variando