Transmiss o da Bact ria Streptococcus pneumoniae
Segundo o site de medicina www.copacabanarunners.net (3) com tradução do texto em inglês sobre pneumonia do Centers for Disease Control and Prevention de Hélio Augusto Ferreira Fontes a transmissão da pneumonia pneumocócica provocada pela bactéria Streptococcus pneumoniae se dá através do contato com pessoas doentes ou que carregam a bactéria na garganta. A pneumonia pneumocócica é transmitida a partir de gotículas respiratórias do nariz ou boca de uma pessoa infectada. É comum algumas pessoas, especialmente crianças, carregarem a bactéria na garganta sem estarem doentes.
Sintomas provocados pela bactéria Streptococcus pneumoniae.
De acordo ainda com o referido site os principais sintomas da pneumonia pneumocócica são: Fortes tremores de calafrio, os quais são geralmente seguidos por: Febre alta. Tosse. Falta de fôlego. Respiração rápida. Dor no peito. Outros sintomas podem incluir: Náusea. Vômito. Dor de cabeça, Cansaço.e Dor muscular.
As principais complicações decorrentes da pneumonia pneumocócica são: Em torno de 30% das pessoas com pneumonia pneumocócica a bactéria invade a corrente sanguínea a partir dos pulmões causando o que os médicos infectologistas chamam de bacteremia, uma complicação muito séria que também pode causar outros problemas pulmonares e alguns problemas cardíacos.
Diagnóstico da Pneumonia pneumocócica
O diagnóstico é realizado por meio do recolhimento de amostras e cultura, assim como através da sorologia visando à detecção de anticorpos específicos. O sistema imune produz anticorpos anti-capsulares efetivos, porém, demora algum tempo podendo os danos ao organismo já serem muito sérios a essa altura.
A imunidade a uma determinada cepa não confere proteção contra outras. A pneumonia e a meningite são as manifestações mais freqüentes e ambas são bastante perigosas.
Todavia, o diagnóstico da pneumonia pneumocócica realizado pela grande maioria dos médicos, principalmente da rede