transito
Foco: Trânsito e a escola
1ª Fase: Primeiro Semestre.
Preocupados com a postura dos nossos alunos e pais diante do trânsito, principalmente do deslocamento até a escola, acreditamos que o trabalho entre escola, pais e comunidade é de fundamental importância para as crianças refletirem sobre a sua ação, enquanto agentes ativos, sobre o trânsito, seu funcionamento, cuidados necessários para transitar com segurança, suas relações com a vida das pessoas, a vida delas e da cidade.
Trabalhar a educação para o trânsito é preparar nossos alunos para a vida, através de ensinamentos indispensáveis para sua segurança, oportunizando atividades lúdicas e concretas. É vê-los, apesar da tenra idade, interagindo com os adultos, transitando, discutindo, mudando posturas e andando de mãos dadas com a vida.
Faz-se necessário criar espaços para os alunos, pais e comunidade escolar para a elaboração de regras, pontuando as diferentes opiniões que as pessoas têm sobre o assunto em estudo, o seu funcionamento e suas relações com a sua vida e das outras pessoas, referente às regras de trânsito, o respeito, a negligência e a imprudência em relação a elas.
OBJETIVOS:
Sensibilizar os professores, pais e comunidade escolar para a importância de um trabalho junto aos educandos, no que se refere à circulação no trânsito em frente a nossa escola, condição indispensável para a sua segurança.
Explicitar os interesses que movem as pessoas nos diferentes papéis que exercem na mobilidade urbana e os conflitos decorrentes das diferenças desses interesses (condutor x pedestre, transporte coletivo x transporte individuais, motociclista x ciclista), favorecendo a construção de uma cultura que valorize a vida, a solidariedade, o respeito ao meio ambiente no uso do espaço público.
Estimular atitudes e hábitos que contribuam para a preservação da vida e para a paz no cotidiano das comunidades, através de atitudes conscientes e responsáveis, que sejam