transito
- ondulações, irregularidades, buracos, valetas, lombadas. Condições adversas inesperadas em vias em más condições:
- óleo, areia, obstáculos, bueiros sem tampa e pedras. Condições adversas inesperadas em vias em boas condições: - óleo, areia, obstáculos, bueiros sem tampa e pedras.
- ondulações, irregularidades, buracos, valetas, lombadas. Além desses fatores, sempre devemos lembrar que algumas condições adversas dificultam o ato de dirigir em qualquer tipo de via:
- Chuva ou má visibilidade. Na medida do possível, deve-se evitar dirigir à noite em rodovias com pistas em más condições, programando o término da viagem ainda no período diurno.- Dirigir no período noturno.
- Ausência de sinalização. - Ausência de acostamento nas rodovias. O melhor procedimento para uma direção segura em qualquer tipo de piso é mantermos uma velocidade adequada às condições desse piso. Atualmente, o que mais chama a atenção para a má qualidade da via é a falta de acostamento. Um dos fatores que podem estar influenciando a sua deterioração é o tráfego de caminhões pesados, carregados com inumeros tipos de carga que necessitam parar por algum motivo. Falta de placas de sinalização, buracos dos mais diferentes tamanhos e principalmente falta de acostamentos nas principais vicinais da zona rural. A falta de acostamento ao longo das estradas também coloca os pedestres que não tem por onde caminhar, os motociclistas que querem ultrapassar e os motoristas que correm o risco de bater em outro veículo ou até atropelar alguma