Transito Na Cidade De S O Paulo
Tema: Trânsito na cidade de São Paulo
Soluções
A cada dia, os 16 000 quilômetros de ruas paulistanas ganham 500 novos carros, ônibus, caminhões e vans. O caos afeta a segurança (carros parados nos congestionamentos são alvos fáceis para assaltantes), causa mortes, polui o ar e gera prejuízos da ordem de 3 bilhões de reais por ano à economia de São Paulo, segundo uma estimativa do consultor Eduardo Vasconcellos, da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP). Faz com que os paulistanos cheguem a odiar a cidade. Mais do que um problema, é um problema gravíssimo – mas que tem soluções. Aqui estão algumas delas:
1. Não são apenas obras caras e idéias radicais que amenizam o caos no trânsito. Iniciativas simples, inteligentes e baratas podem causar efeitos imediatos nos engarrafamentos e melhorar a segurança. Algumas delas: tapar buracos. Além de causarem acidentes e provocarem avarias nos veículos, os buracos diminuem a velocidade dos carros, que são obrigados a desviar deles. Consertar vias estratégicas pode fazer toda a diferença.
2. Pintar faixas nas ruas. Se o motorista vê as faixas no chão, dirige com mais segurança. As marcas organizam o tráfego e aumentam o fluxo.
3. Acrescentar faixas em avenidas movimentadas. O princípio é encolher as faixas já existentes para dar lugar a mais uma. Foi o que se fez na Avenida 23 de Maio, que passou de quatro para cinco faixas. Segundo a CET, a obra consumiu 100.000 reais e o fluxo de veículos aumentou 15%. Poderia ser adotada na Rubem Berta e na Radial Leste, por exemplo.
4. Regulamentar as guias rebaixadas em grandes avenidas. Dos 350 imóveis da atravancada Avenida Rebouças, 90% têm guias rebaixadas irregulares – a lei manda que o rebaixamento ocupe no máximo 50% da fachada. Caso a regra fosse cumprida, a área de estacionamento diminuiria. Cada carro que vai parar em frente aos estabelecimentos comerciais gera uma fila de lentidão atrás dele.
5. Construir áreas de embarque e