Transistores JFET
Noções de Inferência Estatística
Professor: Ricardo Tavares
1. Introdução
A Estatística envolve métodos para o planejamento e condução de um estudo, descrição dos dados coletados e para tomada de decisões, predições ou inferências sobre os fenômenos representados pelos dados. Os métodos estatísticos para análise de dados podem ser classificados como métodos descritivos - Estatística Descritiva - já vistos no início do curso e métodos inferenciais - Inferência Estatística.
A Inferência Estatística consiste de procedimentos para fazer generalizações sobre as características de uma população a partir da informação contida na amostra. Em linhas gerais, a inferência estatística objetiva estudar a população através de evidências fornecidas pela amostra.
Abaixo aparecem alguns trechos ilustrados por Magalhães & Lima (2004) ao iniciar o seu capítulo de Inferência Estatística.
“Considere que é de interesse estudar a proporção de alunos, em uma escola do ensino médio, que pretendem fazer vestibular. Para tanto, selecionamos uma amostra de alunos e perguntamos a eles sobre suas intenções futuras de estudo. Com o intuito de obter alguma indicação do valor da proporção na escola como um todo, podemos usar a proporção dos que pretendem prosseguir os estudos no grupo selecionado. Suponha que a escola tenha 1000 alunos e escolhemos
20 para a amostra. Essa escolha pode ser em uma mesma classe ou espalhada entre os alunos das três séries ou, ainda, realizada de tal modo a garantir igual presença de meninos e meninos no grupo, independentemente da série cursada. Uma forma simples de escolher é associar um número a cada um dos 1000 alunos, colocar todos esses números numa lista e sortear 20 deles. Os alunos correspondentes aos números sorteados formariam a amostra. Suponha que você realize o sorteio dessa forma e um amigo seu, desconhecendo sua iniciativa, repita o mesmo procedimento. Você acha que as amostras sorteadas por