transistores bipolares
1. Introdução
Os programas de seguranças e saúde do trabalhador geralmente e implementados nas empresas de Moçambique, tem de atendimento á legislação que dispõe sobre está matéria.
Programas fundamentados nesse princípio são em geral, pobres e de baixo desempenho, pois entre outras razões, privilegia as situações de risco que se apresentam em desacordo com a legislação e possível de algum tipo de passivo. O pior é o comportamento de gerente de empresas, que acreditam ser o cumprimento das notificações do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) a forma de restabelecer a conformidade legal da empresa. Muitos dos gerentes ou supervisores não assumem a responsabilidade pelas ocorrências anormais. Outro em empecilho é a contratação de resultados por resultados, onde um bom planeamento é prejudicado.
As normas de segurança e saúde no trabalho devem ser implementados conjuntamente com as produtividades, qualidade, responsabilidade social e lucratividade.
A participação activa dos acidentes e garantia de saúde só será atingida quando os mesmos tiverem consciência da importância de segurança e saúde em sua vida pessoal e profissional. Isto ocorre:
Na fábrica, na empresa
Na rua, na festa e em quaisquer lugares e circunstâncias.
2. Objectivo principal:
Prevenção de acidentes de trabalho
2.1 Segurança
Reconhecimento e controlo dos riscos associados aos componentes materiais de trabalho Componentes materiais de trabalho
Os locais de trabalho
O ambiente de trabalho
As ferramentas
As máquinas e materiais
As substâncias e agentes químicos físicos
Os processos de trabalho e a organização do trabalho
2.2 Higiene do trabalho
Objectivo principal:
Prevenção de doenças profissionais
2.3 Prevenção
Acção de evitar ou diminuir riscos profissionais através de um conjunto de disposições e medidas que devam ser tomadas no licenciamento e em todas fases de actividades da empresa , do