transistor de unijuncao
O UJT é um dispositivo de três terminais que, no entanto, tem apenas uma junção PN. Ele é usado como elemento activo de um circuito oscilador.
O encapsulamento do UJT tem a forma de um transístor comum, entretanto, suas características eléctricas são completamente diferentes. Ele é um gerador de pulsos estreitos de alta potência e de curta duração, pode ser utilizado em osciladores de baixa frequência, disparadores, estabilizadores, geradores de sinais, dentes de serra e em sistemas temporizados.
Constituição
O UJT é constituído por uma barra de silício tipo N levemente dopado (o que implica uma elevada resistência) com ligações eléctricas em ambas as extremidades, além de um fio de alumínio ligado a um ponto ao longo do comprimento da barra de silício. No ponto de ligação, o alumínio cria uma região de tipo P na barra de silício, formando assim uma junção PN. Porque só há uma junção, não é razoável utilizar o termos ânodo ou cátodo, assim a ligação do tipo P é conhecido como o "emissor", enquanto as duas conexões do tipo N são designados "Base 1" e "Base 2".
Polarizacao
Circuito Equivalente do UJT
Principio de funcionamento
Em uso, uma tensão de polarização adequada é aplicada entre as duas bases, com a B2 feita positiva em relação a B1. Como a barra do tipo N é resistiva, uma corrente relativamente pequena irá fluir através dele, e a tensão aplicada será distribuída uniformemente ao longo do seu comprimento.
Se começar com o emissor ligado à terra, a junção será polarizado inversamente e não haverá nenhuma corrente de emissor. Com o aumento da voltagem do emissor, esta terá que, inicialmente vencer a barreira de potencial intrínseca da junção PN ( 0,6V) e, em seguida, superar a própria tensão que polariza o cátodo. Neste ponto, o emissor injecta corrente eléctrica na barra de silício, reduzindo grandemente a resistência efectiva da barra de