Transistor BC548
TRANSISTOR BC548
ETEP Faculdades
São José dos Campos
2015
ETEP FACULDADES
ROGÉRIO RODRIGUES RA 083864
ESTUDO DIRIGIDO
TRANSISTOR BC548
ETEP Faculdades
São José dos Campos
2015
TRANSISTOR BC 548
O Transistor BC548 de uso geral aparecem como grandes vedetes na maioria dos projetos. Esses pequenos dispositivos maravilhosos fazem (quase) tudo que podemos imaginar em eletrônica e é muito importante que todo montador, estudante, profissional da eletrônica conheça todas suas características e limitações.
Na classificação que normalmente costuma-se fazer dos transistores, o grupo dos “transistores de uso geral” (TUG), aquele mais tem mais elementos.
O transistor BC548 tem basicamente as seguintes características:
Trabalham com tensões na faixa de 10 a 50 volts tipicamente;
A corrente máxima de coletor varia entre 30 a 200mA;
O ganho é médio podendo variar entre 100 e 800;
A faixa de freqüências de corte varia 10 e 100 MHz, se bem que eles sejam basicamente indicados para operar com sinais de áudio;
A dissipação máxima está na faixa de 50 a 500mW.
Esses transistores normalmente são encontrados em encapsulamento plástico de baixa dissipação (SOT-54 ou equivalente), conforme mostra a figura abaixo, e para os tipos mais antigos em encapsulamento metálico.
Conforme vemos, mesmo sendo indicados para operar com sinais de áudio e correntes contínuas, estes transistores também podem oscilar em alguns casos em freqüências que chegam até a faixa de FM.
No entanto, como isso não é regra geral, se precisarmos de um para está finalidade talvez tenhamos de experimentar diversos num mesmo lote até obter um que funcione.
Devemos levar em conta que os transistores, como qualquer componente eletrônico, possuem tolerâncias. Assim, da linha de fabricação é muito difícil que saiam dois transistores exatamente iguais, ou seja, com todas as