Transgênicos
ALIMENTOS TRANSGÊNICOS: O DEBATE DOS PONTOS E CONTRAPONTOS
MACEIÓ – AL
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA - IQB
ALIMENTOS TRANSGÊNICOS: O DEBATE DOS PONTOS E CONTRAPONTOS
MACEIÓ – AL
2013
1 INTRODUÇÂO
Os transgênicos, eventualmente entram em debates na sociedade, seja como forma de avanços na área dos biotecnológicos ou como em discussões a respeito de segurança alimentar. Nesse meio os pontos de vista são apresentados por diversos órgãos interessados (Governo, ambientalistas, sociedades civis, pesquisadores e etc.), diversas informações são disponibilizadas sobre o assunto, tanto quanto se gera conflitos de aceitação entre as argumentações e entre pontos positivos e negativos acerca dos avanços e usos de seres originados de processos de modificação genética.
A procura da analise de conteúdos sobre o assunto é o ponto de partida para compreender melhor a coerência das informações. Nesse sentido, este trabalho objetiva apresenta os aspectos positivos e negativos que estão em discussões na atualidade a respeito do consumo e produção dos alimentos transgênicos.
Este trabalho dividiu-se em quatro partes, sendo na primeira apresentada uma breve analise sobre a definição de transgênicos e seu histórico. Na segunda, verifica-se o debate dos aspectos positivos que fortalecem as pesquisas dos avanços dos transgênicos e os contrapontos relevantes a resistência da aceitação dos transgênicos em alguns aspectos. Na terceira parte, são avaliados os parâmetros estabelecidos pela Lei acerca dos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs).
2 DESENVOLVIMENTO
Podem ser definidos como transgênicos ou Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), organismos produzidos por meio da transferência de genes de um ser vivo para outro através de técnicas de