Transgenicos
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – SETEC
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE - CAMPUS CONCÓRDIA
CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
ELIZA PINTRO, JULIANA GOLLO
JULIANO FEDRIZZI
TRABALHO TRANSGENICOS
CONCÓRDIA-SC
2013
JULIANO FEDRIZZI
Trabalho sobre transgênico, apresentado para a professora Claudia Bertucini , como requisito de avaliação. Mestrado e orientado pela professora Claudia.
CONCÓRDIA
2013
INTRODUÇÃO
Há tempos que o ser humano, ao abandonar sua característica nômade, seleciona os alimentos que lhe são úteis à sobrevivência. Foi a partir desse processo de triagem natural que muitos organismos, fruto de mutações resultantes de cruzamento de espécies, surgiram, dando origem a uma série de alimentos que hoje compõem nossa dieta alimentar. Para estes alimentos, atribuímos a terminologia “Transgenia”, definida como ato de recombinação genética que anexa à um organismos genes que, biologicamente, não lhes pertenciam, a fim de produzir em seus descendentes características adicionais às que compunham seu código genético natural. Nesse sentido, entende-se por “Transgene” o gene adicional, e por “Transgênico” o organismo resultante desse processo de reestruturação genética.
Alguns conceitos básicos
CROMOSSOMO: estrutura nuclear, constituída de uma hélice dupla de DNA, que contém os genes.
DNA: ácido desoxirribonucléico, possui dupla hélice de bases purinas e bases pirimidicas, que são ligadas por ligações covalentes do tipo fosfato-desoxirribose. GENE: uma porção do cromossomo que contém a informação genética para a produção de uma proteína
RELAÇÃO GENE-PROTEINA CARACTERISTICAS(fenótipos):
CÉLULA BACTERIANA CROMOSSOMO/DNA/PLASMÍDEOS:
Biotecnologia X engenharia genética:
Atualmente o melhoramento genético