Transformações termodinamicas: Isotermica, Isobarica, Isocorica.
INSTITUTO DE FISÍCA
LABORÁTORIO DE FISICA III
Transformações Termodinâmicas:
Isotérmica, Isobárica, Isocórica
ALUNA: LARA BEZERRA DE OLIVEIRA MARYANA MOREIRA ROSILENE RIBEIRO
PROFª: RICARDO COSTA SANTANA
CURSO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Goiânia, junho de 2013.
1. Introdução
A primeira lei tem o fundamento de que, cada sistema termodinâmico que está em equilíbrio térmico tem uma propriedade física chamada de energia interna (Eint.). (Halliday,1996).
A primeira lei da termodinâmica é a afirmação da lei da conservação de energia, é mais estudado para os gases, mas pode ser aplicado em quaisquer processos em que a energia de um sistema é trocado com o meio externo na forma de calor e trabalho.
(Young &Freedman, 2006).A equação de estado de um gás ideal é dada por: pV = nRT
Equação 01: Equação de estado de um gás ideal
Dentre os estados da matéria, o único que pode receber uma descrição quantitativa simples é o estado gasoso. São analisadas propriedades como massa, pressão, volume e temperatura. Para a equação de estado do sistema são necessárias as relações matemáticas dessas propriedades. (Castellan, G. W.,2008)
Em 1662 o químico Robert Boyle realizou estudos sobre o comportamento pressão-volume dos gases, e obteve resultados que indicavam que o volume e inversamente proporcional a pressão, tendo a temperatura constante. (Castellan, G. W.,2008)
Equação 02: Volume inversamente proporcional a pressão
A equação 01 que apresenta a Lei de Boyle onde V e o volume, p a pressão e C uma constante, só pode ser utilizada em condições onde a temperatura apresenta-se constante. O gráfico 01 apresenta a lei de Boyle que resulta em uma hipérbole. (Gráfico de pressão por volume)
Gráfico 01: Pressão como uma função do volume, Lei de Boyle
O fato da Lei de Boyle ser utilizada apenas em temperaturas constantes levou com que alguns físicos