Transformações Químicas
3- Na percepção do fenômeno, os alunos tendem a confundir que uma transformação química é uma mudança de estado, enquanto no nível fenomenológico para o atômico-molecular, os raciocínios de conservação de massa usados pelos alunos deveriam ter usado termos científicos.
4- Na transmutação, de acordo com a apresentação dos autores em relação às explicações dos estudantes, é que não apenas um tipo de substância pode ser transmutado em outra como também a matéria pode ser transmutada em energia. No animismo a transformação que ocorre é muitas vezes vista como a realização de uma certa ‘vontade’ da substância.
5- Eles apresentam a forma aos estudantes de discutirem as explicações, a qual fornecem algumas transformações químicas bem simples, que podem ser realizadas numa sala de aula comum. Para fazer com que os fenômenos contribuam para explicitar as ideias do aluno, fazer a utilização de questões a serem respondidas para cada fenômeno.
6- A linguagem científica é adquirida através de pesquisas e estudos, enquanto a do senso comum é obtida através da cultura e da crença popular. Não, a explicação pelo senso comum é certa, pois consegue transmitir a explicação para as pessoas de uma forma clara.
7- É um ponto de vista diferenciado, é outra maneira de pensar, de ter uma visão sobre determinado assunto. Nada mais é do que ter outros conceitos sobre alguma coisa.
8- Se na mistura de duas substâncias conseguirmos apenas identificar uma fase, seria uma mistura homogênea, isso na visão macroscópica, mas na microscópica somos capazes de vermos outras fases daquela mistura, passando-se a ser uma mistura heterogênea.
9- No exemplo da dissolução de um comprimido antiácido efervescente usando água em diferentes temperaturas.