Transformações Químicas Industriais
Químicas Industriais
Nome: David Cairuz | nº11
Turma: 8ªA
Profª: Mariana
Fabricação do Cimento
O cimento é composto de um material chamado CLÍNQUER. O clínquer é composto de Silicato tricálcico (CaO)3SiO2 e Silicato dicálcico (CaO)2SiO2. Estes compostos trazem característica de ligante hidráulico e estão diretamente relacionados com a resistência mecânica do material após a hidratação.
A produção do clínquer é o centro do processo de fabricação de cimento, sendo a etapa mais complexa em termos de qualidade e custo. As matéria-primas são abundantemente encontradas em jazidas de diversas partes do planeta, sendo de 80% a 95% de calcário, 5% a 20% de argila e pequenas quantidades de minério de ferro.
Principais compostos químicos do clínquer:
Silicato tricálcico (CaO)3SiO2 45-75%
Silicato dicálcico (CaO)2SiO2 7-35%
Aluminato tricálcico (CaO)3Al2O3 0-13%
Ferroaluminato tetracálcico (CaO)4Al2O3Fe2O3 0-18%
Para produzir o clínquer, o calcário e a argila são aquecidos a 1450 ºC.
Produção do Ferro Metálico
Nos processos de obtenção do elemento químico ferro merecem destaque aqueles que envolvem a oxiredução (variação de NOX). Por exemplo, tem-se a redução dos minerais de natureza óxida, onde inicialmente os óxidos do elemento ferro são reduzidos com monóxido de carbono, produzindo assim o ferro metálico, conforme as equações abaixo, que expressam a redução da magnetita.
Fe3O4 + 3CO → 3FeO + 3CO2
Na equação acima são necessários três mols de monóxido de carbono para cada mol de magnetita, de modo que o produto de interesse é o óxido de ferro, o qual é obtido em três mols, ao lado de três mols de gás carbônico.
FeO + CO → Fe + CO2
Este óxido de ferro reage com outra molécula de monóxido de carbono, resultando então em ferro metálico, o produto principal e gás carbônico como subproduto.
Esse é um dos processos pelos quais o ferro elementar, metálico, pode ser obtido, sendo hoje de grande importância para a indústria.