Transformações quimicas
Uma transformação química, também designada por reação química, consiste numa transformação em que há formaçãode nova s substâncias, pois ocorre a alteração das propriedades características das substâncias iniciais (reagentes).
Há transformações químicas que ocorrem por ação do calor (termólises), por ação da luz (fotólises), por ação mecânica, por ação da corrente elétrica (eletrólises) e por junção de substâncias.
Muitas transformações químicas podem ser facilmente detetadas pelos efeitos que se observam: mudança de cor,variação de te mperatura, libertação de um gás, formação de um sólido, formação de uma chama e carbonização de umasubstância.
Como exemplos de transformações químicas temos: a combustão de uma substância, o azedar do leite, o enferrujamento de um prego, a fotossíntese, a respiração, a confeção dos alimentos, entre outros.
Exemplos de Transformações químicas
Quando Grelhamos um bife
Frutas amadurecendo na fruteira
O ferro enferrujando
Evidencias Macroscópicas
A ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias (ou pelo menos uma) diferentes das que existiam antes. Quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos bastante visíveis que confirmam a ocorrência da reação e dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc... As experiências de Evidência de Reações Químicas, fundamenta-se em reações de: síntese ou formação, deslocamento ou simples troca e de dupla troca ou substituição.
Geralmente, estes experimentos são muito rápidos e podem ser realizados em simples tubos de ensaio, sem a necessidade de utilização de controle de temperatura ou tempo da reação, pois, neste apenas verifica-se a ocorrência de reações de um dado reagente reage para com outro. Mas, vale ressaltar que as observações experimentais ficarão limitadas a: número de fases (homogeneidade ou heterogeneidade),