transformações da matéria química
LABORATÓRIO DE FÍSICO-QUÍMICA
EXPERIMENTO 02:
TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA
Sumário
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVOS 3
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL E RESULTADOS 3
CONCLUSÕES 5
REFERÊNCIAS 6
INTRODUÇÃO
Os experimentos apresentados neste relatório têm como principal objetivo estudar e distinguir fenômenos físicos, dos quais envolvem a mudança de características físicas dos materiais (por exemplo, estado físico - sólido, líquido e gasoso), de fenômenos químicos, que envolvem a formação de novas substâncias químicas e são representados por equações químicas. Para a realização dos experimentos foram utilizados métodos físicos e/ou químicos para a sua demonstração, como fornecimento de energia (calorífica, luminosa, etc.).
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1. Aquecimento de substâncias sólidas.
I. Materiais utilizados
Dicromato de amônio
Cloreto de sódio
Nitrato de potássio
Iodo
Tubos de ensaio
Fita de magnésio
Pinça de madeira
Pinça metálica
Espátulas
Bico de Bunsen
II. Metodologia:
a) Dicromato de amônio
Com o auxílio de uma espátula, foi retirada uma pequena quantidade do material e colocado em um tubo de ensaio. O tubo de ensaio foi segurado com uma pinça de madeira para que fosse aquecido, na capela, com o bico de Bunsen. Logo foi observada a reação do Dicromato de amônio com o calor.
b) Cloreto de Sódio
Com o auxílio de uma espátula, foi retirada uma pequena quantidade de Cloreto de Sódio e colocado em um tubo de ensaio. O tubo de ensaio foi segurado com uma pinça de madeira para que fosse aquecido com o bico Bunsen disponível na bancada. Foi observada a reação.
c) Nitrato de Potássio
Com o auxílio de uma espátula, foi retirada uma pequena quantidade de Nitrato de Potássio e colocado em um tubo de ensaio. O tubo de ensaio foi segurado com uma pinça de madeira para que fosse aquecido com o bico Bunsen disponível na bancada. Foi observada a reação.
d) Iodo
O