Transformações da Europa
CAXIAS DO SUL, 05 NOVEMBRO OUTUBRO
INTRODUÇÃO
Neste trabalho pretendo apresentar as diversas transformações, assim como conflitos, ocorridos após a crise do bloco socialista no final da década de 1980 na União Europeia. Como esses acontecimentos influenciaram a região e os países dela. Desejo mostrar a realidade da imigração ilegal na Europa e um pouco da história da antiga Iugoslávia, disponibilizando informações do território na atualidade. Além disso, darei um foco especial as últimas importantes transformações no leste europeu.
A Reunificação da Alemanha
Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental em consequência da bipolarização mundial.
Na década de 60, os alemães ocidentais possuíam um padrão de consumo muito além do padrão oriental. Através de recursos norte-americanos, a economia da Alemanha ascendia substancialmente, tanto que o produto interno bruto (PIB) do lado ocidental alcançou o de países como Inglaterra e França.
Esse fato colaborou para a crescente evasão de alemães orientais, desgostosos com o regime socialista, para a Alemanha Ocidental. Em agosto de 1961, a quantidade de alemães deslocados para a parte ocidental chegou a quarenta mil. Diante disso, as autoridades da Alemanha Oriental determinaram a construção do famoso Muro de Berlim. Esse muro dividiu fisicamente os estados alemães, e foi o principal marco da Guerra Fria e da separação do mundo entre as duas ideologias contrárias, o capitalismo e o socialismo.
Nas décadas seguintes, a diferença do ritmo de desenvolvimento entre os dois lados do muro ficou ainda mais evidente. A Alemanha Oriental (socialista) era um país mediano em seu desenvolvimento, mas a Alemanha Ocidental (capitalista) transformou-se em um dos países mais poderosos do mundo. A parte ocidental ainda contou com o favorecimento da forma democrática de governo, ou seja,