Transformações bh para copa 2012
Belo Horizonte
1o semestre de 2012
1-INTRODUÇÃO
Com apenas dois anos pra a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, é possível se notar a aceleração das transformações nas cidades que sediaram este evento de grande porte. Porém, o tempo é curto para todas as mudanças que Belo Horizonte pretende realizar até lá. Não é à toa a mobilização do Governo do Estado e da prefeitura em torno do evento. O retorno previsto para a cidade e Minas Gerais compensa todos os sacrifícios.
Além da visibilidade mundial, a competição traz investimentos empresariais, crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), aumento do fluxo turístico, oportunidades de negócios e melhorias em infra-estrutura.
As principais tarefas que Belo Horizonte precisa realizar para receber o evento são ampliação da rede hoteleira, do sistema de transportes, modernização do Mineirão e melhoria dos acessos viários.
O estado de Minas Gerais e a Prefeitura de Belo Horizonte têm a intenção de acompanhar a excelência no desempenho econômico do país, e buscam, continuamente, adequar-se às necessidades de mercado, tornando-se um dos atrativos para os investimentos de empreendedores, especialmente na área hoteleira. Os próximos eventos de grande repercussão previstos para se realizar no Brasil vêem trazendo, assim como as demais capitais, novidades e progresso para Belo Horizonte. Não é apenas o estádio do Mineirão que vem passando por reformas e ampliações para receber, inicialmente, a Copa do Mundo de 2014, mas a hotelaria da Região Metropolitana de Belo Horizonte tem sido alvo de investimento elevado para suportar a grande demanda com a chegada do mundial.
2-MUDANÇA URBANA
2.1- Sistema Viário
Já visando uma melhoria no sistema viário, Belo Horizonte vem investindo no Transporte Rápido de Ônibus, um sistema que